FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP

Palestra O Olhar da Mosca: agradecimento

Palestra O Olhar da Mosca: agradecimento

Nossa proposta na palestra de 11/12/2013 foi refletir sobre a opressão do nosso sistema cultural, nosso condicionamento mental de ver o mundo de maneira simplista, binária na forma: ou/ ou – ou rico ou pobre; ou fracassado ou vencedor etc.

Ver além, complexibilizar nosso olhar, imitarmos o olhar da mosca que é multidimensional.

Mas não só falar, falar… Também vivenciar.

Os presentes puderam conviver com uma cena inusitada, ao terem que lidar com uma ouvinte muito humilde, pobre que não se sentia digna de ocupar uma cadeira e preferiu sentar no chão, causando um certo constrangimento à palestrante.

Ao longo da palestra, a palestrante foi se dirigindo a ela e demonstrando o jeito de trabalharmos com nossos clientes, potencializando, mostrando que todos temos nossos recursos internos para vermos por outros ângulos, que podemos ver além e ela foi saindo do seu lugar de vitima das circunstâncias e assumindo sua própria dignidade.

Esta performance entre a personagem vítima e a palestrante, ou entre a Psicóloga Karina Wiggers e eu (Telma Lenzi), foi uma forma de podermos avaliar como andam os nossos preconceitos nos abismos que se colocam entre as classes sociais, tão marcadamente distintas por estereótipos externos.

Bom, nem preciso contar o final… O resultado foi lindo, surpreendeu a mim a força dos depoimentos, a coragem das exposições e a esperança por um maior cuidado pelo nosso mundo interno e externo.

Agradeço de coração a todos que compareceram e compartilharam comigo desta noite tão especial da minha vida.

Terlma Lenzi | Dezembro 2013

(Visited 68 times, 1 visits today)

Adicione seu comentário