FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP

We do Logos entrevista Bruno Lenzi

We do Logos entrevista Bruno Lenzi

Entrevista com Bruno Lenzi, Coordenador Geral da ASSIM – Instituto Movimento, para a Equipe da We do Logos por ocasião da criação do novo logotipo da Instituição.

WDL – O que é a Associação Instituto Movimento?

A ASSIM – Associação Instituto Movimento é uma ONG, que realiza atendimento psicológico gratuito a famílias de baixa renda da Grande Florianópolis.

Foi fundada em 2007 pela ainda atual Presidente Telma Lenzi, Psicóloga e diretora do Movimento – Instituto de Formação Sistêmica de Florianópolis.

Telma percebeu a carência e a necessidade de ampliar os atendimentos psicológicos que eram realizados pelos seus estudantes do Curso de Especialização. Existia então uma procura muito grande por parte das famílias da região para atendimento pelos Psicólogos recém formados no seu Instituto. Ela sentiu-se responsável socialmente por viabilizar este projeto: levar a psicologia ao alcance de todos.

Foi a partir daí que nasceu a ASSIM. Desde 2007, os Psicólogos voluntários da ASSIM seguem nesta missão.

WDL – Há quanto tempo o logo existe?

Na história da ASSIM tivemos dois logos anteriores a este. O primeiro foi utilizado de 2007 à 2011. Em 2011, ganhamos um novo logotipo, em um momento de mais independência da ONG.

WDL – Quando surgiu a necessidade de uma nova identidade visual?

A partir do crescimento da ASSIM e de novas possibilidades de parceria e atuação – como por exemplo a conquista da sede própria -, identificamos a necessidade de renovar a identidade visual.

Era chegado o momento de mostrar o progresso da Instituição, que inicia uma nova fase e precisa obter maior visibilidade. O novo logotipo vai atrair a atenção para o nosso trabalho e será fundamental para concretizar a modernidade administrativa que alcançamos depois dos anos iniciais.

WDL – Por que você escolheu a We do Logos para essa parceria?

Foi a partir de indicação de nossa voluntária da área de marketing, que já havia trabalhado em diversos projetos com a We do Logos e é uma entusiasta do trabalho da empresa.

No momento em que a WDL abraçou a nossa solicitação, entendendo a importância do trabalho, desenvolvemos o briefing para orientar os designers.

Buscávamos um logotipo que representasse não apenas os valores da ASSIM, mas que, de alguma forma , também retratasse a forma como empreendemos o nosso trabalho.

WDL – Como foi a experiência durante o projeto?

Foi uma experiência riquíssima. A oportunidade aberta pela WDL para que pudéssemos entrar em contato direto com diferentes talentos do design gráfico, conhecer suas ideias, entender suas motivações e participar de todo o processo criativo, sem dúvida, superou todas as nossas expectativas iniciais.

Todo o processo foi ágil, rápido, eficiente e de muita qualidade. Difícil foi escolher o melhor trabalho diante de tantas opções de alto nível.

WDL – O que o novo Logo deseja transmitir?

O tratamento psicológico não é feito só pelo Psicólogo, depende do empenho dos pacientes, numa construção onde não existem inícios e fins, mas continuidades e ciclos. É uma via de muitas mãos.

Além disso, a ASSIM, como ONG que é, depende do trabalho indispensável de dezenas de voluntários, que atuam não apenas dentro dos consultórios, mas no marketing, no direito, na administração, em diversas áreas.

Temos também muitas empresas parceiras, que ajudam de diferentes formas e permitem a continuidade do nosso trabalho. Tudo isso tinha que estar expresso na nova marca.

O novo logotipo precisava representar todo esse novo movimento de parcerias e expansão dos nossos projetos.

Por último, mas não menos importante, o novo logo tinha que transmitir a ideia expressa em nosso slogan: A Psicololgia ao Alcance de Todos.

WDL – Qual a importância do serviço voluntário e dos doadores para o Instituto Movimento?

A ASSIM sobrevive exclusivamente do serviço de seus voluntários, seja na concessão de vagas para atendimento psicológico gratuito disponibilizada pelos psicólogos formados e estudantes do Instituto Movimento, seja pelos padrinhos e madrinhas, que contribuem financeiramente todos os meses para que o projeto da ASSIM possa pagar seus custos e continuar com a sua missão, seja por empresas e profissionais de várias áreas que nos abrem possibilidades de parcerias, como foi o caso com a We do Logos.

Sem os Voluntários, a ASSIM não existiria.

WDL – Como as pessoas podem contribuir com a instituição?

De várias formas.

Podem se tornar Padrinhos e Madrinhas, realizando doações mensais em valores que começam em R$ 30,00. Essa é a principal forma de ajuda e que é um canal crucial para a continuidade da nossa missão social, pois é o que paga as contas no final do mês.

Podem visitar o nosso Bazar Solidário, montado a partir de doações, em sala na nossa sede, adquirindo produtos.

Podem adquirir também, pelo telefone ou pelo e-mail, a publicação Cartilha Sistêmica, escrita por Telma Lenzi e que explica de forma didática os conceitos da Teoria Sistêmica, que é utilizada nos atendimentos psicológicos da ASSIM.

As pessoas podem também contribuir com trabalho voluntário em diversas áreas: marketing, design, advocacia, contabilidade, atendimento no bazar, serviços gerais, etc.

Podem ajudar doando materiais de escritórios, limpeza, alimentação, computadores e periféricos usados, que são aproveitados no escritório da ONG.

Podem doar livros, roupas, calçados, objetos de decoração, dentre outros, para que sejam comercializados em nosso Bazar Solidário.

São muitas as formas de ajudar.

WDL – Quem pode se candidatar a voluntário?

Qualquer pessoa socialmente responsável, movida pela missão e solidariedade que realmente deseja facilitar o crescimento da ONG, que tenha empatia com a nossa causa e que disponha de algumas horas por mês, seja em nossa sede, de casa ou do próprio escritório. O mais importante é a disposição.

WDL – Como se candidatar a voluntário no Instituto Movimento?

 Através do e-mail: assim@sistemica.com.br, ou pelo telefone (48) 3225 7676. Todos são bem vindos.

Trabalhando conosco, facilitando parcerias, buscando doações, contribuindo financeiramente com o que lhes for confortável.

A ASSIM precisa que todos se engajem na transformação social que propomos. Juntos podemos mudar a realidade de quem precisa.

(Visited 134 times, 1 visits today)

2 Comments Ocultar comentários

Parabens a todos voces do ASSIM por esse trabalho maravilhoso e belo em prol das camadas menos favorecidas desse nosso pais, nacao brasileira. Que Deus proteja, ilumine e abencoe a voce Bruno, Telma Lenzi e toda a equipe de profissionais voluntarios do ASSIM. Desejo a todos voces Um Feliz Natal e Um Prospero Ano Novo de 2014, cheios de Saude, Paz, Sucessos, Felicidades, com a direcao do nosso Senhor Deus Pai o Criador, Deus Filho Cristo Jesus o Salvador Eterno e o Espirito Santo o Consolador Bendito em suas e nossas vidas. Amem. Beijos nos coracoes de todos voces. A Paz do Senhor Deus. Amem e Amem. Cordialmente em Cristo Jesus, Bel.Teol. Edson Moreira dos Santos, servo do Bendito Pai da Eternidade e Principe da Paz Cristo Jesus.

Adicione seu comentário