FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP

Sobre a Assim

A Terapia ao Alcance de Todos

Sobre Nós

O bem estar emocional é um direito de todos. Nós, da ASSIM SC, levamos esse tema a sério e nos propomos a democratizar o acesso à terapia

A Associação Instituto Movimento – ASSIM SC – é uma instituição sem fins lucrativos nascida do sonho de levar atendimento terapêutico gratuito ou a preço social para aqueles que mais precisavam.

Uma iniciativa que começou a ganhar vida na década de 80, época em que a psicóloga Telma Lenzi iniciava o atendimento à população na Clínica Social do Curso de Formação do Instituto Movimento, em Florianópolis.

Sempre buscando desmistificar a Psicologia e a Terapia, Telma já buscava, naquela época, provar que a prática não era somente destinada à elite ou aos chamados de “loucos”, mas para todos.

O sucesso foi tanto que as filas por atendimento começaram a aumentar cada vez mais. E chegaram a um ponto em que os profissionais já não conseguiam receber a todos que ali chegavam.

Ao mesmo tempo, crescia o número de estudantes e recém-formados pelo Instituto Movimento, um cenário que levou Telma a unir a capacitação dos jovens terapeutas ao compromisso social de atender à crescente demanda.

Em 2007 surgia a ASSIM, uma ONG que em poucos meses multiplicou o número de atendimentos e vem, desde então, atendendo milhares de pessoas que sofrem com as mais diversas questões emocionais, sociais e relacionais.

É oferecendo espaços para que pessoas, casais e famílias que não possam pagar por atendimento terapêutico particular consigam restabelecer o seu bem-estar que a ASSIM vem transformando a vida de muita gente.

Em 2007 foram realizados em torno de 500 atendimentos.

Em 2017 foram 8.000 atendimentos individuais, de casal ou em grupo. Já em 2018 atendemos mais de 11.000 pessoas.

Em seus 12 anos de história, a ASSIM SC totalizou 39.542 atendimentos realizados para pessoas, casais e famílias.

Nesses 12 anos de funcionamento a ASSIM conquistou posição de respeito e confiabilidade entre as ONGs e especialmente para a sociedade da Grande Florianópolis

“Responsabilidade Social é uma escolha. Ou fechamos os olhos diante das oportunidades e chamados da vida ou criamos esperança. Eu escolhi criar esperança. Minha busca é levar o bem estar ao alcance de todos. E a ASSIM é a realização deste sonho”.

Telma Lenzi | Fundadora e Presidente da ASSIM

Nosso Trabalho

Nosso trabalho se dá através das Práticas Colaborativas e Dialógicas.

A abordagem Colaborativa Dialógica é uma prática social que pode ser desenvolvida nos contextos da terapia e de outras práticas, tais como educação, justiça, saúde, dentre outras.

Nesta forma de trabalhar, terapeutas e clientes se engajam numa exploração do conhecimento do cliente. Buscam saber quem é o cliente através do conhecimento que o mesmo tem dele próprio.

Isto se dá através de uma postura do terapeuta de não trazer conteúdos, conhecimentos e/ou poder de fora do conhecimento que o cliente tem dele.

O terapeuta atua na chamada ‘posição de não saber”: ele não sabe mais do cliente do que o próprio cliente.

O terapeuta está numa posição de aprender com o cliente sobre o cliente. Desta forma o trabalho se dá através de perguntas, com a intenção de saber, conhecer, ter o entendimento.

Quando o terapeuta explora o conhecimento que o cliente tem dele mesmo, de seu problema, de sua realidade e tudo que a envolve, o cliente é convidado a uma profunda reflexão de si mesmo para trazer as respostas propostas pelas perguntas do terapeuta. Neste processo o cliente amplia o seu conhecimento de si. A ampliação, complexibilização do conhecimento sobre si mesmo através do diálogo, gera criatividade para novas respostas, novas formas de pensar as reações frente aos dilemas que antes o aprisionavam.

Na Terapia Colaborativa Dialógica, este é o momento do resultado: a criatividade – produto do encontro dialógico – gera novos recursos alternativos para os dilemas dominadores e consequentemente maior autonomia, auto gerenciamento de suas vidas, emoções e dilemas limitadores. A aprendizagem de estar em diálogos colaborativos transformadores com o outro e com suas vozes internas passa a ser uma forma de vida.

Conquistas

Desde a sua fundação em 2007, a ASSIM conquistou posição de respeito e confiabilidade entre as ONG’s e especialmente junto à sociedade de Florianópolis, tendo recebido as seguintes distinções:

  • Títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual
  • Medalha Joana de Gusmão concedida a Telma Pereira Lenzi, Diretora-presidente da ASSIM, por serviços voluntários prestados a comunidade
  • Prêmio ADAC (Associação de Distribuidores Atacadistas Catarinense) como entidade filantrópica em 2008
  • Convênio com a Celesc para recebimento de contribuições através da conta de luz de qualquer morador do estado de Santa Catarina
  • Publicação da cartilha “Olhar Sistêmico Para o Mundo” a partir de doação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, os recursos adquiridos com sua venda são repassados integralmente para ASSIM
  • Concretização de uma rede de Voluntários que participam da ASSIM, entre Profissionais Liberais, Psicólogos, Madrinhas e Padrinhos, na forma de trabalho ou auxílio financeiro.
  • Doação da logomarca e do website da ASSIM: www.assimsc.org.br
  • Finalistas do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença, promovido pela ACIF em 2013, na Categoria 3° Setor, pelo case escrito pela PresidenteTelma Lenzi
  • Primeiro lugar no Prêmio Mulheres que Brilham, em 2013.
  • Número de atendimentos crescente a cada ano. 500 atendimentos realizados no Programa Clínica Social no ano de sua fundação em 2007, sendo que em 2018 foram realizados 11.000 atendimentos.

Como nos mantemos

Para manter a estrutura da ASSIM e as despesas geradas pelo Programa, mobilizamos a Sociedade para colaborar financeiramente com a missão de levar a terapia ao alcance de todos.

As fontes de recursos da ASSIM são:

Clientes

Nossa fonte principal de recursos financeiro são os clientes atendidos no processo terapêutico individual ou casal, que contribuem com um valor social por sessão. Estes recursos são inteiramente destinados à manutenção da ASSIM.

Cartilhas

A Cartilha Olhar Sistêmico, criada em 2007 pela Psicóloga Telma Lenzi, Presidente da ASSIM é vendida na sede da ONG e o valor revertido para o Programa.

Doações

Pessoas que reconhecem o valor transformativo da terapia podem participar mensalmente com um valor que lhes é confortável para expandirmos e continuarmos construindo o bem estar nas relações humanas.

Como doar

  • A doação pode ser feita por depósito bancário na conta da ASSIM, ou PIX. Banco Unicred (136) | Agência: 1103 | Conta Corrente: 72415-7 | CNPJ 08.926.203/0001-15 | Assim SC
  • Pix pelo número de celular (48) 99156-2356

Sua doação pode fazer a diferença na vida de alguém que está em sofrimento emocional.

(Visited 4.029 times, 1 visits today)