FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP

Nossa História

Um Curso para o novo milênio

História

Curso de Certificação de Terapeutas

O Curso de Formação de Terapeutas da Assim SC tem 30 anos de história na profissionalização de terapeutas clínicos.

Nossa trajetória sempre foi marcada por pioneirismo e inovação: o primeiro curso de formação sistêmica no Estado de Santa Catarina e o primeiro a enfocar virada pós-moderna no Estado.

Além disso, somos o único curso do Sul do Brasil com formato e conteúdo construcionista social.

Desde 2018, os facilitadores são membros associados ao Taos Institute, uma associação internacional das práticas construcionistas sociais e dialógicas.

Ministrado historicamente pelo Instituto Movimento, o Curso foi incorporado integralmente à ONG Assim SC em 2018 em um novo e inovador formato de oferta aos seus alunos. O novo formato foi uma adequação às demandas da comunidade, ao perfil dos atendimentos necessários ao integral atendimento dessas demandas e ao aperfeiçoamento da formação dos próprios terapeutas neste novo cenário.

Por um lado, vivenciamos uma busca crescente por atendimentos terapêuticos. Por outro lado, entendemos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em investir na sua própria qualificação profissional.

Foi neste momento que o Instituto Movimento e a ONG Assim SC decidiram transformar o seu programa de treinamento de terapeutas oferecido através do Curso de Certificação, passando a oferecer uma certificação não elitista, com a opção de inscrição no Curso sem passar pela troca financeira.

Neste novo formato, os estudantes residentes realizam atendimentos ao público da Assim que escolhem pelo processo terapêutico no valor social.

É a contribuição dos clientes atendidos a custo social pela ONG que subsidia, durante todo o Curso, a formação dos novos Terapeutas, que por sua vez através do seu trabalho, retroalimentam o programa da Assim.

Quem Fomos

Nos anos 80 iniciou em Florianópolis, Santa Catarina o estudo da teoria e prática da Teoria Sistêmica para atendimento tanto individual como de casais e famílias.

A Movimento começou suas atividades como uma Associação sem fins lucrativos.

O Curso do Instituto Movimento, inicialmente chamado Formação e atualmente Certificação, iniciou sua trajetória em 1987 na profissionalização de terapeutas.

Em 1994 tornou-se um Instituto e Centro Clínico de Psicologia Sistêmica.

Comprometida com o desenvolvimento heterodoxo do pensar Sistêmico, em 2004 a Movimento passa por uma profunda reflexão teórica e filosófica absorvendo o saber das práticas sistêmicas pós-modernas e coloca-se em sincronia com as necessidades do ser humano atual.

Ao perceber a crescente demanda de pessoas que necessitavam de atendimento para seus sofrimentos emocionais, sociais, familiares e afins, mas que não podiam pagar por ele, a Diretoria da Movimento decide não ignorar essa realidade, amplia a Clinica Social  e funda a ASSIM, em 2007.

A ASSIM – Associação Instituto Movimento é uma ONG, instituição sem fins lucrativos, que presta atendimento terapêutico gratuito ou a preço social para pessoas de baixa renda, com sofrimentos emocionais, sociais, familiares e afins.

Nossa trajetória sempre foi marcada por pioneirismo, inovação e atualização: o primeiro curso de formação sistêmica no Estado de Santa Catarina e o primeiro a enfocar virada pós-moderna no Estado.

Em 2018, o Instituto Movimento e a ONG ASSIM, sensíveis às demandas da comunidade, percebem, por um lado, uma busca crescente da clientela de baixa renda por atendimentos terapêuticos e, por outro lado, dificuldades enfrentadas pelos profissionais em investir na nossa própria qualificação profissional.

Em 2019, o Movimento – Instituto de Formação Sistêmica  passa para a ASSIM – Associação Instituto Movimento, a responsabilidade e o compromisso de manter o Programa de Capacitação para Profissionais, agora chamado Certificação em Práticas Colaborativas e Dialógicas e desta forma continua a oferecer à comunidade alta qualidade no treinamento de profissionais.

 

(Visited 1.141 times, 1 visits today)