FALE POR WHATSAPP FALE POR WHATSAPP

“Viver sem Culpa” é tema de palestra em Florianópolis

“Viver sem Culpa” é tema de palestra em Florianópolis

Por Viviane Bevilacqua

“Nós, mulheres, podemos até não confessar, mas sempre sentimos algumas culpas: seja por não ter o tempo que desejávamos para ficar perto dos filhos, seja por não darmos a atenção devida aos pais idosos, o amarido, por não ser a funcionária exemplar porque precisamos dividir o tempo entre as várias tarefas, enfim, parece que sempre deixamos algo importante para trás. E isso, sem dúvida, gera uma carga adicional de estresse e angústia.

A psicóloga Telma Lenzi, no entanto, acredita que é possível mudar e levar a vida mais “de boa”. E é sobre isso que ela vai falar nesta segunda-feira, dia 8, durante sua palestra “Viver sem Culpa: de olho no nosso general interno​”. O encontro será no Hotel Majestic, na Capital.

Com a experiência de quem lida com os mais diferentes conflitos há 30 anos, Telma traz uma importante reflexão sobre o certo e o errado, a cultura da culpa e o sofrimento que muitas vezes nos é imposta sem muitas explicações. “Sentimos culpa mesmo sabendo que somos seres humanos e, por isso, imperfeitos e podendo errar”, alerta Telma Lenzi.

Não são só as mulheres que sentem culpa, muitos homens sofrem do mesmo mal, talvez a diferença esteja no fato de que para nós, do sexo feminino, historicamente foi dada uma “carga” de responsabilidades e cuidados que às vezes se tornam mais difíceis de carregar, sem essa sensação de que o dever não foi cumprido como deveria.

Em uma hora e meia de palestra, a psicóloga leva cada um dos participantes a analisar os próprios sentimentos e estabelecer um novo diálogo com as “vozes internas”, especialmente aquelas que cobram, culpam e castigam em momentos de falha humana. A ideia é que, a partir do encontro com esse “general interno”, cada um consiga entender quando esse personagem é útil e como dar limites a sua opressão.

O valor arrecadado com a venda dos ingressos (veja o serviço abaixo) será revertido para a construção de uma sala multiuso na ASSIM – Associação Instituto Movimento, ONG que garante assistência psicológica para cerca de duas mil pessoas ao ano na Grande Florianópolis. Haverá ainda o sorteio de sessões com os psicólogos da Movimento – Clínica e Escola de Psicologia Sistêmica.”

 

SERVIÇO

O QUE: Palestra “Viver Sem Culpa – De olho no nosso general interno”

QUANDO: Dia 8 de dezembro, das 19h30 as 21h

ONDE: Hotel Majestic (Florianópolis)

QUANTO: R$ 70 (há descontos para duas ou mais inscrições)

INFORMAÇÕES: (48) 3223-3598.

 

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/vivi/2014/12/07/viver-sem-culpa-e-tema-de-palestra-em-florianopolis/?topo=67,2,18,,38,22

(Visited 38 times, 1 visits today)

Adicione seu comentário